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FRANQUIAS, por Letícia de Oliveira, Rafael de Almeida e Thomaz Sachetto

17:05 Academia Gestão Empresarial

Introdução
O texto a seguir tratará do tema Franquias, demonstrando conceitos, desde o seu surgimento até os dias atuais, abordagens legais, definição das partes envolvidas, vantagens e desvantagens de se trabalhar com no ramo, dados estatísticos nacionais e alguns exemplos práticos de marcas donas de franquias que atuam há anos no mercado nacional. O setor de franquias merece cada vez mais atenção, principalmente por pessoas que optaram investir seu dinheiro em meios de retorno rápido e seguro.

1 – O Que é Franquia?
Letícia de Oliveira

Franquia é uma modalidade comercial, um sistema onde o franqueador cede ao franqueado o direito de usar a marca, que tenha direito de distribuir exclusivamente produtos ou serviços e também tem o direito de usar sua tecnologia ou o modo de administrar, mediante remuneração direta ou indireta, sem ter qualquer vínculo.

É o jeito mais moderno de se montar uma empresa. Ás vezes tem-se capital para investir, mas não se sabe como entrar no mercado, ao optar pela franquia o franqueado entra no mercado com uma marca conhecida. Ao se pensar em montar uma franquia é preciso que se tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem esse tipo de negócio, para que não tenha futuros problemas. Deve ter em mãos uma circular com as condições gerais do negócio jurídico para se evitar esse tipo de problema. Este investimento, porém, não é uma decisão tão fácil de ser tomada, a vários fatores que deve ser levado em conta, embora que em uma franquia o retorno seja rápido a compra exige um investimento inicial alto. O franqueado ainda paga uma taxa ao franqueador, além dos royalties.

1.1 - Quem é o franqueador e o franqueado?
A empresa dona da marca é a empresa franqueadora, que idealiza, formata e concede a franquia ao franqueado que pode ser uma pessoa física ou jurídica. O franqueado é o empresário que compra os direitos da franquia e abre um estabelecimento seguindo os critérios do franqueador. A interação existente entre estas partes possui um vínculo empresarial, onde a franquia deve prestar contas ao franqueado, além de taxas cobradas e outros valores, e o franqueador deve fornecer seus métodos e experiências.

1.2 - Quando surgiu o sistema de Franquias?
Esse tipo de negócio surgiu nos EUA, e partindo dos anos 50 que esse sistema se firmou, com a criação do McDonald's, que ainda é uma das maiores franquias do mundo, do ramo alimentício. O sistema chegou no Brasil a partir dos anos 60 com as escolas de idiomas. Nos anos 80 e 90 as franquias se espalharam por todo país. Para a indústria, uma vantagem é que as franquias criam um canal de distribuição fiel que segue aos padrões da marca.

1.3 - Aspectos Legais
No Brasil existe uma lei que as franquias encontram um respaldo é a Lei n°8.955/94, dispões sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências.
Há muitos elementos dos contratos de franquia, bem como o próprio contrato de franquia, que podem ser beneficiados pelo conselho de um advogado. São eles: rever a circular de oferta do franqueador (o UFOC) e avaliar a oportunidade; negociar pontos do contrato final; limitar suas responsabilidades pessoais estabelecendo a correta estrutura do negócio; lidar com os segredos comerciais (em inglês) e outras questões de propriedade; estabelecer seu próprio nome e tratar dos estatutos estaduais.




2 – Como Escolher a Franquia Ideal

por Rafael de Almeida

A escolha do melhor segmento de franchising exige do franqueado uma avaliação completa do mercado e de si próprio. Primeiramente descobrir se tem o perfil pra se tornar um fraqueado, em quais tipos de franquias ele poderá ter sucesso, qual o capital ele tem interesse em investir, analisar as marcas que estão em crescente no momento, verificar a situação financeira da empresa. Cumprindo essas etapas o futuro franqueado saberá onde melhor investir seu capital, fazendo isso de forma segura e evitando decepções.

3 – Vantagens e Desvantagens Para Franqueador e Franqueado.
Apesar do maior custo de instalação comparado ao custo de um negocio convencional, o sistema de Franchising apresenta facilidades vantajosas para quem deseja ser dono do próprio negocio. A opção de trabalhar com uma marca já estabelecida no mercado possibilita ao franqueado obter o retorno esperado de forma mais rápida, ao dono da marca a expansão de seu produto. Apresentarei algumas das vantagens e desvantagens desse sistema para todos os envolvidos.

3.1 – Vantagens e Desvantagens para o Franqueador.

Vantagens:
Expansão: O Franchising apresenta para o franqueador a possibilidade veloz de expansão da marca, crescimento que se ele dependesse apenas de seus recursos levaria um tempo muito maior. O dinheiro investido na instalação de uma nova unidade é toda dos Franqueados, que também ficam com a responsabilidade de gerenciar as operações e administrar o novo negocio. A eficiência do sistema se deve ao fato de que cada franquia tem seu dono, o crescimento de cada unidade representa o sucesso de toda a rede.
Conhecimento: No inicio o Franqueador é quem detém todo o conhecimento, com o amadurecimento e desenvolvimento de cada franquia, o franqueador desenvolve uma troca de conhecimento com seus franqueados, aumentando o know-how de ambos.
Novos Mercados: Toda empresa enfrenta ao tentar expandir sua marca para novos mercados os diferentes tipos de culturas, o Franchising facilita esse processo, pois a pessoa responsável pela instalação da unidade conhece os hábitos da região e saberá lidar com isso da melhor maneira para que a marca possa se estabelecer.
Fortalecimento da marca: Com a facilidade de expansão do Franchising, a marca chega a diversos lugares, ficando assim mais conhecida entre os clientes.
Riscos Trabalhistas: Com a autonomia econômica do franqueado em relação ao franqueador, cabe ao franqueado todas as responsabilidades salariais e profissionais com os colaboradores.

Desvantagens:
Perda de controle sobre os pontos de venda: Diferentemente do sistema comum de negocio, o franqueado não é empregado do franqueador, é sim um parceiro comercial, é dono da unidade onde investiu tempo e dinheiro, com essa autonomia do franqueado, o franqueador passa a não ter total controle sobre as operações nas unidades franqueadas.
Retorno a longo prazo: O retorno dos recursos investidos no sistema Franchising pode demorar a aparecer, pois necessita de um grande numero de franquias. O Franqueador deve ter o cuidado de planejar bem as operações de implementação do sistema.
Disputa com Franqueados: Com o conhecimento adquirido dos franqueados, esses podem percebem que não precisam do franqueador. Para isso não acontecer, é necessário que se crie uma boa relação com os franqueados, oferecendo a eles suporte, atendendo as necessidades e oferecendo formas de aumentar o ganho.

3.2 – Vantagens e Desvantagens para o Franqueado.

Vantagens:
Garantia de Sucesso: Franquias são sistemas comprovadamente com maiores chances de sobrevivência, pois trata-se de um modelo testando exaustivamente pelo dono da marca. Assim, o franqueador recebe todo o conhecimento necessário para a instalação do sistema, que requerera dele apenas recursos financeiro e humano.
Marca Conhecida: O fato de se expandir através de uma rede e não apenas de algumas poucas unidades pertencente ao mesmo grupo, torna a marca mais conhecida por atuar em diversos mercados.
Fácil Instalação: Um bom franqueador é aquele que se preocupa em oferecer todo o suporte necessário para a instalação de uma nova unidade. Desde a escolha do melhor ponto, administrar estoque, materiais, treinamento de equipes administrativa e comercial. O franqueado apenas fica responsável pela contratação e a colocação do modelo em pratica.
Desenvolvimento: A responsabilidade do desenvolvimento de novos produtos será todo do franqueador, que testara em suas unidades antes de distribuir ao restante da rede.

Desvantagens:
Pouca Flexibilidade: O sucesso do Franchising depende de um mínimo de padronização entre as unidades que compõem a rede, Ocasionando mais limitações ao franqueado do que se ele fosse dono do próprio negocio.
Credibilidade da Marca: Qualquer falha que afete a imagem da marca, independente de ser ou não em sua unidade, afetara a credibilidade de toda a rede. Risco ao Escolher o Franqueador: É necessário que se tenha cuidado ao escolher a franquia que ira associar-se, pois as falhas cometidas pelo franqueador pode colocar em risco toda a credibilidade da rede.

4 – O Desempenho do setor de franchising no Brasil no ano de 2008

Segundo a ABF o setor de franchising no Brasil passou pela crise sem sofrer grandes abalos, o setor arrecadou 55 bilhões, 19,5% a mais do que em 2007, a ABF esperava um crescimento de 17% apenas. Segundo, Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, os setores mais atingidos pela crise no pais não tem muita representatividade no segmento de franquias, para 2009 é esperando um crescimento de 13%, a ABF se mentem conservadora nas expectativas devido a crise mundial.
O segmento de maior representatividade no setor de franchising no pais é o de Acessórios Pessoais e Calçados, que representa 44% do faturamento do setor, crescimento impulsionado por marcas como: Havaianas, Arezzo, Via Uno, etc. Seguido de Serviços relacionados a Veículos (31,7%), Vestuário (27,2%) e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (25,8%), apenas um segmento teve faturamento negativo no período Limpeza e Conservação (-1,4%). Abaixo gráfico comparativo do faturamento do setor nos anos de 2007/2008.

5 - Históricos e estratégias de Franquias no Brasil
por Thomaz Sachetto

5.1 - Franquias no Brasil
No Brasil,de acordo com a ABF - Associação Brasileira de Franquias, as redes de franchising aumentaram de 600 no ano de 2001, para 1379 em 2008, fato que pode ser levado em consideração, uma vez também que o faturamento deste segmento subiu de 25 bi em 2001, para 55 bi em 2008, provando um constante crescimento e aceitação por parte dos consumidores.
Para demonstrar como funcionam na prática algumas marcas proprietárias dos direitos autorais de franchising , selecionei algumas franquias de ramos diferentes para assim compreender quais são suas reais vantagens, necessidades, públicos, históricos, faturamentos, estratégias e reconhecimento, dados estes que serão expostos a seguir.

5.2 - Históricos de Franquias Nacionais de Sucesso
5.2.1 - Cia. Hering
No ramo de vestuário, a marca Hering está presente em nosso país há de 129 anos, tendo sido fundada em 1980 pelos irmãos de origem alemã Hermann e Bruno Hering, em Santa Catarina. Atualmente possui mais de 250 lojas franqueadas espalhadas pelo país e seu grande diferencial, é que os franqueados recebem facilidades e serviços exclusivos que começam no planejamento da franquia, e continua regularmente após a abertura da loja. Franqueados da Hering também recebem treinamento de equipe, consultoria em campo, serviços exclusivos, campanhas de marketing, software de gestão, extranet, projeto arquitetônico, acessoria de imprensa, visual merchandising além de outras vantagens.
Para se tornar um franqueado da marca existe um processo detalhado que é apresentado ao candidato, que conta com as seguintes etapas:
-Aprovação da ficha de qualificação;
- Entrevistas com as gerências de franquias e comercial;
- Test-drive em loja;
- Aprovação dos documentos pelo Depto. Jurídico;
- Entrega da Circular de Oferta de Franquia;
- Pagamento da taxa de franquia;
- Assinatura do Pré-Contrato ou Contrato;
- Homologação do ponto comercial;
- Treinamentos;
- Inauguração
Os investimentos iniciais também possuem uma faixa de preços. Para o Estoque Inicial, deve-se reservar entre R$60 mil e R$150 mil reais, para Capital de Giro, entre R$40 mil e R$100 mil reais, os Royalties representa 3% do valor das compras mensais, a taxa de propaganda representa 1,5% das compras mensais, além de uma tabela de investimento inicial que mensura o seu valor entre uma loja de 80m², que chega a R$305 mil, e uma loja de 150m², chegando na caso dos R$412 mil. As taxas de franquia variam entre R$25 mil para lojas menores, e R$35 mil para lojas maiores, de acordo com o SEBRAE.
A estratégia de expansão da Hering estabelece alguns pré-requisitos, tais como preferências por shopping centers, para lojas com 80m², as exigências são cidade com no mínimo 150 mil habitantes, e para 150m², no mínimo 250 mil habitantes, em locais de tráfego constante de pessoas, frente ampla, estacionamento e fácil acesso. O faturamento não é informado pela empresa.

5.2.2 - Bob's Burgers
A história do Bob's, do ramo alimentício, começa na década de 50 no Brasil, fundado pelo americano Robert Falkenburg no Rio de Janeiro. Iniciou seu sistemas de franquias em 1984, tendo hoje mais de 580 pontos de vendas pelo território nacional.
A empresa tem como visão, Ser reconhecida como a melhor escolha entre os restaurantes de fast food no Brasil, com os produtos mais gostosos e com um serviço diferenciado, e sua missão é Satisfazer nossos clientes, com os produtos mais gostosos do mercado, com qualidade, em uma atmosfera agradável, sempre servidos por uma equipe motivada, atendendo às expectativas dos nossos investidores.
Para se tornar um franqueado, a marca também oferece vantagens para o interessado, como acesso a uma moderna tecnologia para venda de produtos de primeira qualidade, de grande identificação e desejo do consumidor, fazer parte de uma marca conhecida nacionalmente, facilidade de administração de um negócio onde o franqueador tem mais de 50 anos de experiência, ter os benefícios de um marketing cooperado e de um sistema integrado abastecimento.
O Bob's também oferece apoio na escolha do ponto comercial, apoio no desenvolvimento do projeto de arquitetura, na construção da loja e na compra de equipamentos, treinamento do franqueado e da equipe de funcionários durante 110 dias, apoio operacional para inauguração através de profissionais qualificados, assistência no controle de qualidade visando a uniformidade dos padrões de operação, participação em campanhas nacionais de marketing e orientação no desenvolvimento do marketing local, abastecimento de matérias-primas através da rede nacional de distribuição, preferência para abertura de novas lojas na sua área de atuação.
O candidato deve atender a alguns requisitos básicos para tornar-se um franqueado, como ter boa reputação, ter experiência profissional e/ou empresarial bem-sucedida, dispor de tempo para dedicar-se ao negócio, inclusive para treinamento administrativo e operacional, ter conhecimento das características, hábitos e cultura e do mercado onde irá atuar, ter capacidade financeira necessária para o investimento.

Conclusão
É possível analisar através deste texto qual o segmento de franquia pode ser levado mais em conta na hora da escolha, além de demonstrado na prática a atuação de algumas marcas no ramo. Abrir um franquia nos dias de hoje, apesar de requerer um alto investimento, pode ser uma oportunidade segura e rentável para empresários indecisos, que buscam por chão firme. As marcas mais conceituadas fornecem experiências aos franqueados adquiridas pelos anos de atuação no mercado, fazendo desta uma grande vantagem. O setor tem uma constante crescente na economia nacional, e pode trazer muitos benefícios a quem o procurar.