Sobre os conteúdos!

Os conteúdos apresentados são de total responsabilidade de seus autores.

ESTUDO SOBRE O ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES, por Neto, F.C., Silva, J.A.

11:32 Academia Gestão Empresarial

1. Introdução

Anteriormente, nas gestões das gerações passadas, os empresários só se preocupavam com a produção, redução de custo e exploração de mão-de-obra. Não estavam percebendo as mudanças que aos poucos ocorriam dentro da empresa e que seus consumidores internos e externos estavam ficando cada vez mais exigente.
Este pensamento ainda encontra defensores, demonstrando que ainda está arraigado na nossa cultura. Contudo, já se percebeu, a duras penas, que para conseguir a excelência na produção não basta produzir muito, é necessário produzir com qualidade e ter uma imagem respeitável tanto para seus empregados como para consumidores, é um processo de dentro para fora, realizado através do conhecimento e da informação.

Os objetivos dos funcionários e empresas não funcionam com perfeição se não forem os mesmos, por isso é importante a informação bem colocada por ambas as partes e participação de todos na criação de métodos de comunicação e integração.

Com isso o endomarketing surge como uma ferramenta moderna de motivação, participação e integração do colaborador, onde existe a possibilidade da participação do funcionário e a horizontalidade das ideias e tomadas de decisões em questões importantes.

Quando as questões de relacionamentos das empresas são claras, o trabalho flui melhor, com transparência e objetividade, para que isso ocorra são necessárias a criação de ações de endomarketing.

Nos pontos deste artigo serão abordados: o que é o endomarketing e suas definições, qual sua importância junto aos colaboradores, quais são suas estratégias, canais e objetivos, mostrando os pontos positivos e sua necessidade nas organizaçãoes.

2. O que é endomarketing

Há mais de 50 anos o Marketing foi descoberto e tornou-se a principal alavanca de crescimento dos negócios em larga escala. Os reflexos sobre a produção industrial foram diretos e imediatos. O setor cresceu. O mesmo movimento parece acontecer em relação ao Endomarketing e o setor de serviços.
“Endo” provém do grego e que quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro.
Também Saul Faingaus Bekin, Consultor empresarial, autor do termo "Endomarketing" registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), desde 1995, autor de “Conversando sobre Endomarketing” em 1995 e de “Endomarketing, como praticá-lo com sucesso” em 2004, define Endomarketing da seguinte maneira: “ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental”.
Já Analisa de Medeiros Brum, autora do livro “Um olhar sobre o marketing interno” (2000), passeia pelos conceitos que formam o Marketing interno, e o define: “é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente”. Acrescenta, ainda, que “é um esforço feito por uma empresa para melhorar o nível de informação e, com isso, estabelecer uma maior aproximação com o seu funcionário”. Segundo a autora, o marketing interno está mais voltado para um processo de comunicação interna.
Com base nesses conceitos, constata-se que o conceito de marketing interno ou endomarketing envolve temas como: motivação dos funcionários, comunicação, comprometimento, valores, instrumentos de marketing e satisfação do consumidor
O endomarketing tem como principal objetivo fortalecer as relações internas da empresa com a função de integrar a noção de cliente e fornecedor interno, fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua. O que propicia melhorias tanto na qualidade dos produtos como na produtividade pessoal e na qualidade de vida no trabalho.
Com o objetivo de adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para o uso no ambiente interno das corporações, o endomarketing pode ser considerado uma nova área da administração.

2.1. Objetivos gerais do Endomarketing

O primeiro foco é sobre como desenvolver nos empregados uma consciência do cliente. Assegurar que os empregados em todos os níveis da empresa compreendam o negócio e suas várias atividades, é garantir que todos estejam preparados e motivados para agirem de forma orientada para serviço.
O objetivo principal é gerenciar o desempenho dos recursos humanos com a implantação de programas internos de motivação dos empregados para que se comprometam com a empresa e se orientem para a valorização do cliente e se sintonizem com o foco estratégico da organização. O segundo objetivo é o de atrair bons empregados, portanto, marketing interno atua diretamente na excelência do clima organizacional, o que facilita a comunicação dos diversos níveis e contribui para a satisfação interna.

2.2. A Importância do Endomarketing
De acordo com Brum (1998) o endomarketing é uma necessidade imediata das empresas que desejam crescer, conquistar mercados, manter os índices que já possuem ou, simplesmente, garantir a sua sobrevivência nos próximos cinco anos.
O endomarketing é, portanto, um processo que visa adequar a empresa ao atendimento do mercado, tornando-a mais competitiva a partir da integração de seus funcionários à estrutura organizacional.
O que não podemos esquecer é que ninguém é dono absoluto da empresa, os funcionários devem ser vistos como parceiros e devem ser preparados para tal. Para isso é preciso várias mudanças de comportamentos tanto por parte do empregador como do funcionário. Cada vez mais é comprovado que a liderança dá-se pelo exemplo. Empregadores devem agir de maneira coerente ao seu comportamento.
Investir e preparar os funcionários para uma nova mudança atitudinal é a palavra chave para sobreviver e crescer no mundo competitivo. A obtenção do sucesso e o crescimento no mundo competitivo estão diretamente relacionados com quebra de paradigmas, o abandono de velhos chavões e conceitos, desenvolvendo novas idéias, obtendo informações do mercado atual, suas tendências, trabalhando sempre de forma inovadora, criativa, para isso os investimentos no desenvolvimento humano são de fundamental importância.

2.3. Estratégia do endomarketing
Existem duas estratégias básicas relacionadas ao endomarketing. Brum (1998) afirma que a primeira focaliza a empresa, a visão, propósitos e objetivos gerais da organização e a segunda focaliza a tarefa, pois diz respeito à comunicação de questões específicas relacionadas ao trabalho.
A primeira estratégia tem relação com os programas voltados para mudança da cultura organizacional, que comunicam nova visão da empresa e visam modificar determinadas atitudes dos colaboradores, resultando no compromisso e lealdade destes para com a organização.
A segunda estratégia não inclui apenas a comunicação sobre a tarefa a ser realizada, como também a coleta de opiniões dos colaboradores sobre como melhorar seu próprio desempenho, e idéias sobre como adotar novos métodos de trabalho. Neste caso, estas tarefas estão relacionadas à melhoria da eficiência e eficácia dos serviços ou processos relacionados à produção.
Tais estratégias, concentradas na administração ou nas tarefas, podem mascarar problemas mais sérios com os quais muitas empresas se deparam em seu dia a dia.

3. Criações de canais oficiais de comunicação interna

A comunicação interna é um fator estratégico para o sucesso das organizações, porque atua principalmente em três frentes: é fundamental para os resultados do negócio, é um fator humanizador das relações de trabalho e consolida a identidade da organização junto aos seus públicos.

Tem um papel fundamental nos processos de mudança, pois depende diretamente do envolvimento do público interno e indiretamente de uma boa comunicação entre a organização e seus colaboradores. E é nesse sentido que a comunicação tem um papel fundamental, pois são as informações que vão nortear os funcionários a respeito dos rumos da organização.

É imprescindível que as organizações estabeleçam canais oficiais de comunicação interna, pois combatem a famosa “rádio corredor” ou “rádio peão”. De acordo com Brum (1998), já foi cientificamente comprovado que à medida que um programa de endomarketing é desenvolvido, os boatos tendem a cair.

Algumas empresas desenvolvem determinados programas somente para reorganizar sua estratégia de comunicação interna, mesmo não tendo processos mais complexos de mudança de cultura, o que se caracteriza como uma atividade de endomarketing extremamente saudável.

3.1. Ações e instrumentos

As ações e instrumentos são itens importantíssimos num programa de endomarketing, pois trabalham repassando ao colaborador os conceitos necessários para o sucesso de qualquer desafio ou processo de mudança.
Por sua eficiência e aceitação ao público interno, os instrumentos transformam-se em canais oficiais dentro a empresa, despertando nos colaboradores a ideia de que se lerem tudo o que puderem, saberão de tudo o que acontece na organização. Além disso, esses instrumentos oferecem um nível de informação suficiente para que não haja boatos e é uma maneira de educar os colaboradores a lerem e observarem tudo ao seu redor.
É importante ressaltar que a comunicação com o colaborador começa no seu primeiro dia na empresa, então é necessário que se crie um meio eficiente de apresentação e integração à organização onde a pessoa está sendo inseridos, através de folders, vídeos institucionais e apresentação do espaço físico da empresa.
No ambiente interno, a comunicação destina-se a manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na empresa, como um fator de motivação e participação.
Brum (1998) relaciona os instrumentos operacionais que podem ser utilizados:
a) confecção de vídeos que podem ser institucionais, de apresentação dos produtos (tem como objetivo colocar em contato direto a equipe interna com a realidade em que o seu produto é utilizado);
b) manuais técnicos e educativos os quais apresentam os produtos, os serviços os lançamentos,
c) as tendências (em relação à tecnologia e à moda);
d) revista com história em quadrinhos;
e) jornal interno com a utilização de vários encartes, como, por exemplo, área de recursos humanos, projetos, produção e associação de funcionários. Pode ser utilizada, também, a versão do jornal de parede;
f) cartazes motivacionais, informativos e de forma de quebra-cabeça, sempre com o objetivo de passar novas informações para a equipe interna;
g) canais diretos (reunião com o diretor, presidência ou ouvidor interna);
h) palestras internas, programas para apresentar as novidades da empresa, as tendências e a evolução que a mesma teve;
i) rádio interno para a divulgação de notícias;
j) vídeo jornal para a divulgação de lançamentos, pronunciamentos de diretores e gerentes;
k) intranet;
l) convenções internas: uso da equipe interna para divulgação de atividades;
m) manuais de integração: muito utilizados para divulgação de alguns aspectos da cultura organizacional.
Utilizando as ferramentas de comunicação que foram pontuadas em sua essência e objetivos, as ações de endormaketing tendem a potencializar seus efeitos e atingir o maior número de pessoas. Além dessas ferramentas, é necessário também o capacitação do colaborador para que todas as informações sejam absorvidas de forma que eles possam participar integralmente, seja com sugestões ou apenas operacionalmente, dos projetos que lhes foram apresentados.

4. Considerações Finais
Este estudo proporcionou um esclarecimento sobre o que é o endomarketing, sua importância e suas aplicabilidades, bem como o conhecimento das ferramentas para que elas sejam implementadas dentro de uma empresa.
Todas as pessoas que almejam ser administradores, especialmente dentro da moderna concepção de empresa, devem conhecer bem o endomarketing, pois dele depende uma boa parcela dos resultados que a empresa vai obter no mercado.
Um programa de endomarketing bem feito, é capaz de tornar o funcionário comprometido com a nova postura da empresa e com a modernidade, cada um em sua área de atuação e por meio do seu trabalho.
Para conseguir resultados satisfatórios, seja na qualidade, produtividade ou marketing, é preciso deslocar velhos hábitos e estabelecer uma base cultural sadia e valorizadora.
O objetivo maior de qualquer empresa é o lucro, o que faz diferença é a forma de consegui-lo. Com as ações do endomarketing, é possível mudar a cultura da empresa e orientá-la para a excelência na produção e na vida de cada um, através de um clima de valorização, reconhecimento e participação das pessoas.

Bibliografia
BEKIN, Saul F. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como Estratégia de Gestão. Porto Alegre: L&PM,1998.
_________________________Um olhar sobre marketing interno. Porto Alegre: L&PM, 2000.
http://www.endomarketing.com/. Acesso em: 10 nov. 2009
http://www.administradores.com.br/. Acesso em: 12 nov. 2009